Porque amo Maio

O quinto mês do calendário gregoriano, conhecido entre outras coisas pelo mês das flores, da primavera, de Maria, das Mães, das noivas, tem demonstrado ser um mês importante para mim. É com frequência o mês de renovação e de eventos importantes, associado a maior energia; mês de decisões marcantes.

A verdade é que é quando começamos a ter os dias mais compridos e com mais luz, e só isso é já “um pancadão” na hipófise (expressão da autoria de um professor de Fisiologia que tive na faculdade, e que a usava amiúde para explicar a nossa desconcentração por essa altura do ano). A maioria das pessoas sente-se mais otimista, com mais energia, mais disponível para o AMOR e para fazerem mais por si próprios. É um mês muito simpático!

As minhas duas filhas nasceram em Maio, e nada é por acaso. É a altura ideal para os bebés nascerem; não está frio nem demasiado calor, rápidamente podemos dar pequenos passeios ao ar livre e, se tudo correr bem, lá para o meio do Verão ainda conseguimos apresentar-lhes a praia. Tem a grande vantagem da licença de maternidade ser gozada com bom tempo e com dias luminosos. Há um lado mais duvidoso… a grande probabilididade de ficarem com uns “tourinhos” nas mãos.

Touro é conhecido por ser o signo da determinação, pelo que os taurinos nos presenteiam com uma “forte personalidade” ao nível da teimosia (garanto-vos que argumentar com eles é como bater bolas contra uma parede), mas são também pessoas sensíveis a amorosas e dos melhores amigos que podemos ter. Os meus exemplares cá de casa não poderíam ser mais distintas em feitio, mas os traços positivos que descrevi estão bem presentes!

Maio é também o mês de Maria. Tempo de reflexão e agradecimento. Lembro-me de ter desde pequena um respeito especial e adoração pela Mãe de Jesus. Lembro-me com carinho das viagens anuais a Fátima com os meus avós e que a minha querida avó Georgina tinha uma grande devoção a Nossa Senhora de Fátima. Isso permaneceu em mim (entre tantas outras lembranças doces 💗). Não sou sempre assídua e dedicada na minha adoração, mas a Sua figura está sempre comigo e é com quem muitas vezes falo em tempos menos bons. A sua imagem tem sempre o poder de me comover e pensar em Maria dá-me uma paz inagualável. Mãe, olha por nós 🙏.

Acontece com frequência ser em Maio que tomo decisões mais definitivas, que inicío novos projectos ou que mudo de rumo. É portanto tempo de renovação e esperança. Quis o desenvolvimento da Pandemia que seja também em Maio que saímos finalmente do Estado de Emergência e que iniciamos a volta à normalidade possível. Tempo de respirar melhor e de voltar a encontrar os amigos, de vislumbrar novas aventuras, de planear férias, de (re)viver… Conto inscrever-me nos próximos dias para receber a primeira dose da vacina, outro passo essencial nesta re-conquistada esperança. Finalmente!

Maio é uma espécie de vestíbulo para o Verão e para as férias. É uma época fantástica que promete muito mais para os meses que se seguem, e isso é a descrição perfeita de “positividade”. É assim como degustar uma entrada maravilhosa à espera do prato principal e da sobremesa! Se imaginarmos a Natureza como um chef com estrelas Michelin que nos prepara esta experiência degustativa, a escolha de um bom vinho para a acompanhar é um direito (e um dever!) que nos assiste. Escolham bem!

E assim estou… viva, atenta e entusiasmada. Possa Maio abençoar os meus “projectos” mais imediatos!

E para vocês? Que esperanças vos traz Maio?

Deixe um comentário